Historiador e cientista político reuniu na publicação suas antigas cartas publicadas no Le Monde Diplomatique que davam notícias da ditadura brasileira para o cenário europeu.

Capa da obra, lançamento da Tinta da China Brasil
Um dos mais importantes historiadores brasileiros, Luiz Felipe de Alencastro lança o livro ‘Despotismo tropical: a ditadura e a redemocratização nas crônicas de Julia Juruna’ em Brasília, no sábado, dia 27, às 17h na Platô Livraria. No ano que marca os 60 anos do golpe militar, a obra organizada pelo historiador Rodrigo Bonciani reúne pela primeira vez em livro os artigos que retomam os acontecimentos-chave da abertura política e do processo de redemocratização. O evento propõe um debate entre Alencastro e Bonciani, que será mediado por Tamires Sampaio, Assessora Especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública e Coordenadora do Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Após o debate haverá uma sessão de autógrafos.
A publicação reúne artigos publicados no Le Monde Diplomatique em 1976, sob o pseudônimo indígena Julia Juruna. Quem estava por trás deste nome era o jovem Alencastro escrevendo assuntos como as raízes violentas e o aparato repressivo do nosso país, a participação dos Estados Unidos no Golpe de 1964 e a dependência econômica em relação ao mercado internacional.
COMPRE O LIVRO – Amazon
Lançamento: Conversa com Luiz Felipe de Alencastro e Rodrigo Bonciani
Mediação de Tamires Sampaio
27 de julho (sábado), 17 horas
Platô Livraria (Asa Sul CLS 405 BLOCO A LOJA 12 – Brasília, DF)
Deixe um comentário